© Festival de Cinema da Lapa | 2019 | Todos os direitos reservados | informações: festlapa@gmail.com|  Desenvolvido por: Leandro Cordeiro

Homenageados do 8º Festival de Cinema da Lapa

WG7BR – Troféu Tropeiro – Produtora Homenageada

18/11 Quarta-feira 20:00h

Fundada em 2002, a WG7BR é uma empresa produtora de conteúdo audiovisual para cinema, televisão e internet. Ao longo de 13 anos de história, realizou centenas de trabalhos priorizando qualidade técnica e artística através de parcerias sólidas e bem sucedidas com empresas de renome nacional, como a Lereby, de Daniel Filho, a Ananã, de Júlio Uchoa, a Parnaxx, que realiza o Festival de Teatro de Curitiba, a RPCTV, afiliada da Rede Globo e o Canal 5inco Minutos, do fenômeno da internet Kéfera Buchmann, cujos videos produzidos pela WG7BR passam de 80 milhões de visualizações. Vários prêmios e menções, nacionais e internacionais, foram recebidos ao longo da trajetória da produtora. Entre seus trabalhos mais importantes estão os premiados longas, curta e médias-metragens “Mystérios”, “Brasil Santo”, “As Cantoras do Rádio”, “Terra Incógnita” e “Ciclo 7 X 1”, que estreou no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, onde foi escolhido como um dos favoritos do público.

Gil Baroni - Diretor da WG7BR

Nicette Bruno – Troféu Tropeiro – Artista Homenageada

19/11 Quinta-feira 20:00h

Nascida em Niterói numa família de artistas, iniciou carreira no rádio aos 4 anos de idade e aos 14 estreou profissionalmente no teatro. Durante as décadas de 1950 e 1960 integrou praticamente todas as principais companhias de teatro do país.Casou-se em 1954 no palco de um teatro com o ator Paulo Goulart, com quem teve três filhos, sete netos e dois bisnetos, vários deles seguiram a carreira artística.No início da década de 1960, Nicette e seu marido moraram em Curitiba, desenvolvendo atividades junto à Escola de Teatro do Guaíra, e participando da fase áurea do Teatro de Comédia do Paraná. Na televisão, começou nos anos 1960 nas pioneiras TVs Excelsior e Tupi, atuando em várias novelas de sucesso da época. Em seguida ingressou na Rede Globo, onde encarnou personagens célebres em novelas como “Sétimo Sentido”, “Louco Amor”, “Selva de Pedra”, “Rainha da Sucata” e “Mulheres de Areia”, entre tantos outros sucessos. Durante 4 anos viveu a Dona Benta na segunda versão para a TV do “Sítio do Picapau Amarelo”, e em seguida interpretou papéis de destaque nas novelas “Alma Gêmea”, “Sete Pecados”, “Salve Jorge” e mais recentemente em “I Love Paraisópolis”. Foi vencedora como melhor atriz, do Prêmio Moliére e da premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte, entre outros.

Nélio Spréa – Diploma de Mérito

19/11 Quinta-feira 20:00h

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Spréa é produtor cultural, educador, músico, pesquisador e palestrante na formação pedagógica de professores de várias regiões do Brasil, sendo destaque no cenário da arte-educação.Através da Parabolé Educação e Cultura dedica-se à revitalização do espaço escolar, ao fomentar práticas pedagógicas voltadas a uma educação mais sensível e à valorização e divulgação da cultura brasileira. Desenvolveu e coordenou dezenas de projetos sociais dirigidos a escolas públicas e comunidades carentes, atendendo gratuitamente mais de 60.000 crianças e jovens. É autor de livros, CDs e filmes infantis. Entre eles se destacam o livro e documentário “Brincantes”, que recebeu a menção honrosa do Prêmio Pierre Verger 2010, da Associação Brasileira de Antropologia, e o curta-metragem “O Fim do Recreio”, premiado em diversos festivais brasileiros de cinema infantil.Seu filme mais recente, “A Escola de Ensino Fenomenal”, co-dirigido por Levi Brandão, ganhou neste ano o Prêmio Brasil de Cinema Infantil no Festival Internacional de Cinema Infantil do Rio de Janeiro, o mais importante do gênero no país.

Estevan Silveira– Diploma de Mérito

20/11 sexta-feira 20:00h

O cineasta curitibano Estevan Silveira passou boa parte de seus mais de 20 anos de carreira retratando personagens da cultura paranaense e levando para as telas a obra de um dos maiores escritores brasileiros, Dalton Trevisan.Entre os personagens que retratou, estão a artista plástica e performer Efigênia Rolim, o poeta Batista de Pilar, o artista plástico Edilson Viriato, o músico de rua Plá, o pintor Tadashi Ikoma e o ator Claudinho Castro.Atualmente Estevan é o único cineasta que tem autorização de Dalton Trevisan para adaptar seus textos para o cinema. Cinco obras do autor já viraram filmes sob sua direção, sendo o trabalho de maior destaque “A Balada do Vampiro”, co-dirigido por Beto Carminatti. Além de arrebatar dois Kikitos no Festival de Gramado, o filme valeu a seu protagonista João Luiz Fiani o prêmio de Melhor Ator no III Festival Latino Americano de Curtas-Metragens.Seus filmes mais recentes foram o longa-metragem “João Baptista da Luz dos Pinhais”, que resgata a obra do pioneiro do cinema paranaense João Baptista Groff e “Lata, Chumbo e Prata”, documentário que narra a história de três grandes episódios da navegação paranaense, acontecidos em nosso litoral.

Moro Filmes – Diploma de Mérito

21/11 sábado 18:00h

O A Moro Filmes foi fundada em 2000 com o objetivo de ser uma produtora deconteúdo audiovisual fundamentada em três tripés: educação, cultura e direitos humanos. Ao longo dos anos a empresa ganhou experiência no desenvolvimento de produtos de audiovisuais para os mais diversos fins, que atualmente circulam em dezenas de países, e tornou-se a mais importante distribuidora independente de filmes do Paraná. Especializada na produção executiva de filmes para cinema, além de obras para TV e outras mídias, desenvolveu relacionamento com fornecedores, parceiros e clientes de forma a estar capacitada a atender o mercado no tempo adequado e nas diversas plataformas de exibição, assegurando a circulação dos produtos brasileiros em toda a América Latina no mercado da TV paga.

 

Os filmes, telefilmes e séries distribuídos pela Moro Filmes, estão em exibição nos canais Space (Turner Broadcast System) e Nickelodeon (VIACOM) em 25 países, e os documentários e curtas em exibição nacional pelo CineBrasilTV e Fish TV.As Sessões Alternativas “Blood-O-Rama”, “Encena-Ação” e “Walk-In” extremamente bem recebidas pelo público, transformaram-se em case nacional de sucesso, ganhando destaque no Rio Content Market 2014.Seus eventos Grotesc-O-Vision e Madrugada Sangrenta – que trouxe pela primeira vez para cidade, um dos maiores ícones do cinema americano, o diretor Roger Corman, estão agora na agenda oficial dos eventos da cidade de Curitiba.

Diana Moro - Diretora da Moro Filmes