SEMINáRIO ARTE EDUCAÇÃO

Como parte de suas ações educativas o 13º Festival de Cinema da Lapa realiza em sua edição de 2020 o SEMINÁRIO - ARTE E EDUCAÇÃO voltado aos professores da Rede de Ensino do Paraná.

 

O evento acontecerá, pela plataforma Zoom no dia 04 de dezembro das 9h às 17h30 com carga horária de 8 horas e emissão de certificados.

 

É uma ação conjunta do Festival de Cinema da Lapa, Prefeitura Municipal da Lapa, Secretaria Municipal de Educação da Lapa, Programa de Pós Graduação em Artes Mestrado Profissional - PPGARTES e do Laboratório de Cinema e Educação da Universidade Estadual do Paraná.

 

Sua programação inclui discussões sobre múltiplos modos de mediação no campo das artes e relatos de experiências de mestrados do PPGARTES e professores convidados sobre as relações do audiovisual e a educação.

Para inscrever-se clique aqui. https://bit.ly/3l1KT6S

 

Os inscritos receberão o link de acesso no dia 03 de dezembro no email cadastrado. Plataforma Zoom - 90 vagas por ordem de inscrição. Data - 04 de dezembro de 2020 ( sexta feira) Horário - 9h às 12h30 e das 14 às 17h30 horas Carga horária para certificação - 8 horas

PROGRAMAÇÃO

 

MANHÃ - Abertura 09 horas Valeria Borges da Silveira - Presidente do Intituto Histórico e Cultural da Lapa e Diretora da empresa Santa Barbara Produções Maria Ines Borges da Silveira - Coordenadora Geral do Festival de Cinema da Lapa e Presidente da ACCUR - Academia de Cultura de Curitiba Maria Cristina Ferreira Ganzert - Secretaria Municipal de Educação da Lapa.

 

09h30- Mesa - MÚLTIPLOS MODOS DE MEDIAÇÃO NO CAMPO DA ARTES Professora Dra Denise Bandeira (PPGARTES/UNESPAR) Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Mestre em Educação (UFPR). Professora do Curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes /UNESPAR. Artista e pesquisadora. Publicou os livros: Elaboração e produção de material didático (2017), Ensino das artes visuais em diferentes contextos (2017) e Materiais Didáticos (2009) Serão discutidos os modos de mediação, cultura digital e tecnologias: estados emergentes de participação e seus vínculos com a educação

 

10h00 - Portal Dia A Dia Educação: Mediação para o ensino do audiovisual Marcia Regina Galvan Campos - Mestranda em Artes PPGARTES/ UNESPAR. Bacharel em Cinema e Audiovisual /UNESPAR.Professora da Rede Pública do Paraná, nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, produtora e diretora de cinema e audiovisual. Uma das principais criadoras da página de Cinema, integrada ao Portal Dia a Dia Educação.

 

10h20 - O Artífice-educador - Juliana Zelenski Alves Tece uma trama de idéias acerca do ensino aprendizagem no campo da dança infantil com uma proposta de construção e materialização da experiência em diálogo com o conceito de "arte educação" de Carminda Mendes e o conceito de jogo trazido por Huizinga. Professora, artífice da dança e pesquisadora. Mestranda em Artes PPGARTES/ UNESPAR.Especialista em Dança. Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR - FAP. Integrou a equipe do C.E.M - Centro em Movimento/ Lisboa/Portugal

 

10h40 Estudo de caso, exposições e estratégias para a pesquisa em mediação cultural - Andrew Carlin Atua como orientador pedagógico no Museu Paranaense (MUPA). Mestrando em artes PPGARTES/ UNESPAR e aluno do bacharelado em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), licenciado em História, com experiência em mediação cultural.

 

11h Capacitação de professores em audiovisual - Murilo Larazin - Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. Professor da Rede Estadual de Educação. Bacharel em Cinema e Audiovisual /UNESPAR. Cineasta e professor de cinema e fotografia do CECAGV.

 

11h20 - DEBATE

 

TARDE - Abertura 14 horas

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS SOBRE AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO.

Coordenação da Mesa Professora Dra. Solange Stecz ( Dra em Educaçao, Professora do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós Graduaçao em Artes/ PPGARTES/UNESPAR Coordenadora Pedagógica do Festival de Cinema da Lapa)

 

14h - Abertura Possibilidades da educomunicação na escola Wagner de Alcântara Aragão, jornalista e professor do Colégio Estadual do Paraná. Mestre em Estudos de Linguagens, leciona disciplinas de Comunicação, Mídia e Linguagens na rede estadual de educação profissional.

 

14h40 Experiências audiovisuais em diferentes espaços educativos - Adriana Dalazen Cichocki - Centro Juvenil de Artes Plástica. Graduada em Educação Artística / Artes Plásticas/FAP/UNESPAR. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte. Professora do Centro Juvenil de Artes Plásticas e Academia do Museu Casa Alfredo Andersen, na Oficina de Audiovisual/Videoarte. Ccoordena o Setor Educativo do CJAP e o projeto Arte no Paraná.

 

15h10 - Imagem, sociologia e ação:experienciando a produção cinematográfica na escola Marcelo Francisco Professor de Sociologia - Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato Pinhais

 

15h30 -Audiovisualidades e Corpos Dialógicos no Espaço Escolar Odair Rodrigues, Professor do Colégio Estadual Lucy Requão de Mello e Silva. Mestrando em artes PPGARTES/ UNESPAR. Graduado em linguistica português, Graduando em Cinema e audiovisual.

 

15h50 - Produção audiovisual em sala de aula: Uma prática no Colégio Estadual do Paraná André Barroso da Veiga - Mestrando em Artes PPGARTES/ UNESPAR. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais/FAP/UNESPARFAP . Bacharel em Gravura EMBAP UNESPAR. Especialização em Cinema FAP/UNESPAR e Especialista em Inovação Tecnológica em Educação pela UTFPR -

 

16h10 - Audiovisual nos documentos Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular do Paraná. Roberta Jorge da Silva Wisnievski - Mestranda em Artes PPGARTES/ UNESPAR, Professora da Rede Estadual de Educação. Graduanda em Educação Artística/Música. Especialista em Tecnologias aplicadas à educação inclusiva

 

16h30 - DEBATE PLATAFORMA ZOOM Os inscritos receberão o link de acesso no dia 03 de dezembro no email cadastrado.

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná/Campus de Curitiba II - PPGARTES, é o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Estado do Paraná voltado ao atendimento de professores, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas de Arte, Educação e Cultura.Pretende contribuir para o aperfeiçoamento de profissionais da rede pública de ensino e egressos dos vários cursos de artes e áreas afins do Paraná e região, atendendo a necessidade de qualificação para o exercício das atividades de ensino, produção e pesquisa acadêmica no campo da Arte: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro. Público Alvo - Professores da Rede de Educação Básica do Paraná

 © Festival de Cinema da Lapa | 2020 | Todos os direitos reservados | informações: festlapa@gmail.com|  Desenvolvido por: Leandro Cordeiro

site-04.jpg