Festival com Oficina de Audiovisual

O 8º Festival de Cinema da Lapa abriu sua programação paralela, no sábado 03 de outubro com a abertura da 4ª edição do Oficine - Prática de Produção Audiovisual. O projeto, que é uma parceria entre o Instituto Histórico e Cultural da Lapa e a Universidade Estadual do Paraná, começou em 2012 através do projeto de extensão universitária “ Cinema na Lapa” que reúne egressos e graduandos do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo da UNESPAR/Campus II/FAP. Desde então são realizadas oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes da Lapa e região, realizadas em três finais de semana, ao final dos quais é produzido um curta metragem a ser a ser exibido na abertura oficial do Festival de Cinema da Lapa.

A proposta visa a sensibilização do olhar e realização de exercícios práticos, possibilitando à comunidade beneficiada a compreensão do processo de construção do audiovisual e a construção de suas próprias histórias.

Nesta edição, os facilitadores Vinicius Comoti, Priscila Pacheco e Rudolfo Auffinger se uniram aos alunos do Colégio Estadual do Campo Prof. Pedro José Puchalski na Comunidade Serrinha em Contenda/PR que dá um grande às atividades, inclusive fornecendo alimentação para o grupo. Durante a oficina, os 17 alunos farão o roteiro, planejamento e produção um documentário que retratará a escolha de muitos adolescentes que estão buscando um outro futuro para além da zona rural. Todas as escolhas narrativas do filme são feitas pelo próprio grupo, desde as personagens a entrevistar, os locais a serem gravados bem como a operação de câmera e captação de som.

"Não existem palavras para descrever a importância de fazer a diferença", disse a diretora do Instituto Histórico e Cultural da Lapa Maria Inês Borges da Silveira na abertura da oficina. Para a professora coordenadora Dra. Solange Stecz, “o projeto ganha força a cada ano e a proposta de descentralizar as ações amplia o leque de possibilidades de trabalho com a comunidade. A exibição, na abertura do Festival destaca o trabalho dos jovens e a importância das histórias criadas por eles. Desde o inicio, nosso trabalho se pautou pela prática associada à reflexão teórica através da participação dos integrantes da linha de pesquisa Cinema e Educação do GPCINE – Grupo de Pesquisa Estudos do Cinema/ UNESPAR/Campus II/FAP”.

Além disso, a iniciativa conta com a parceria da Fecomércio, através do Sesc, e da Prefeitura Municipal de Contenda.

O 8º Festival de Cinema da Lapa será realizado de 17 a 21 de novembro de 2015, com mostras de filmes, oficinas e debates.

 © Festival de Cinema da Lapa | 2020 | Todos os direitos reservados | informações: festlapa@gmail.com|  Desenvolvido por: Leandro Cordeiro

site-04.jpg